07 jun Marketing na Medicina Veterinária
O marketing na medicina veterinária não é para amadores!
Médicos veterinários possuem uma linguagem altamente técnica, o que muitas vezes demanda um trabalho de “tradução” desta linguagem por parte do marketing para que a mensagem possa ser compreendida pelo público alvo. Além disso a rotina do veterinário é bastante corrida, sobrando pouco tempo para cuidar de outros assuntos além da sua especialidade. Tempo livre então para médico veterinário… (risos) é coisa rara!
Este texto é especialmente para você, médico veterinário, que precisa fazer marketing para o seu negócio (que dê resultados reais), mas não pode “gastar muito” com isso e, principalmente, tem pouco tempo.
É preciso ter estratégia e planejamento desde o começo do negócio.
O marketing para a medicina veterinária pode ir muito além da criação de uma logomarca e artes para o Instagram. O ideal é que o marketing faça parte do plano de negócio, ele não pode ser encarado como uma despesa, mas sim como um investimento pensado a curto, médio e longo prazo. Conhecemos vários casos onde o barato saiu caro, quer um exemplo?
A “simples” escolha do nome do seu negócio precisa ser pensada com estratégia e planejamento, como por exemplo a pesquisa minuciosa de nomes disponíveis para registro de marca no INPI em sincronia com pesquisas para registros de domínios na internet, assim como pensar que um nome grande e dificil pode prejudicar as buscas no Google, ou então apresentar muita concorrência nas buscas e se tornar um problema na hora de fazer campanhas de links patrocinados, entre outros tantos problemas… Conhecemos casos de empresas que não pensaram no marketing desde o início e depois tiveram custos mais altos para corrigir a rota, ou até mesmo outras que não conseguiram corrigir e tiverem que voltar atrás e mudar nome, logo, site, materiais já produzidos, etc, etc, etc.. Ou seja, o barato saiu caro.
Marketing para veterinários não se resume a postagens nas Redes Sociais.
É fato que muitas pessoas passam horas por dia nas redes sociais, atualmente são as mídias preferidas para obter informação, inspiração, entretenimento, referências, etc. Por isso é compreensível que muitos veterinários estejam colocando muita energia e expectatia com relação à elas, principalmente no Instagram e, mais recentemente, no Tiktok.
E é dentro dessas redes sociais que os veterinários são estimulados a fazerem seu próprio marketing, afinal tudo parece ser tão fácil, simples e rápido com as tecnologias disponíveis para todos. Por que “gastar” com um designer, um fotógrafo, ou uma até mesmo uma agência de marketing se existem aplicativos como o Canva e Facetune? Basta ter um bom smartphone e está “tudo resolvido”.
Bem, não vamos dizer que não seja realmente possível o veterinário fazer ele mesmo o marketing da sua clínica. Mas a pergunta que sempre gostamos de fazer é:
QUANTO VALE O TEMPO DO MÉDICO VETERINÁRIO?
Encontre um médico veterinário que faz o próprio marketing e pergunte quanto tempo ele leva para fazer uma postagem realmente boa. Verifique se a identidade visual dele é exclusiva e profissional, procure pelo site dele através do Google, etc. Enfim, veja se o marketing dele está realmente dando resultados reais no negócio. Depois disso compare se vale a pena, faça suas contas e decida. Mas nunca se esqueça do que falamos no ínicio deste texto: é preciso ter estratégia e planejamento para ter resultados reais, positivos e mensuráveis.
A medicina veterinária é um mercado altamente competitivo, então não perca tempo e dinheiro, invista no marketing profissional.
Colocamos no início desta página algumas imagens de clientes que estão tendo ótimos resultados nos seus negócios. Sabe o que eles têm em comum? Estão investindo no marketing profissional!
Veja por exemplo o caso da Heidrich Endoscopia Veterinária, onde após “economizar” na criação de sua identidade visual e não ficar feliz com o resultado final, nos procurou para fazer um redesign da sua marca com estratégia e planejamento, já pensando a criaçao de um site, redes socias, etc. Clique aqui para saber mais.
Outro caso de muito sucesso é do Laboratório Veterinário Vetex. A empresa desde o começo investiu em design gráfico profissional e hoje apresenta uma identidade visual padronizada e reconhecida. Porém, com a expansão da empresa, era necessário ir além do “branding” e planejar um investimento em marketing, não apenas no marketing digital, mas no marketing como um todo. Hoje o cliente está inovando no marketing para medicina veterinária, investindo em estratégias de SEO, Inbound Marketing, Marketing de Relacionamento, Eventos, etc. Clique aqui para saber mais.
Temos também o caso da NiCare UTI Veterinária, que desde o início investe em design gráfico profissional. Com o sucesso do negócio, o cliente está começando a investir em um planejamento estratégico de marketing para alcançar seus novos objetivos. Clique aqui para saber mais.